psoriase-fotoA psoríase é uma doença inflamatória que se apresenta com lesões vermelhas e descamativas na pele, acometendo principalmente cotovelo, joelhos e couro cabeludo. Casos extensos podem acometer todo o corpo. Frequentemente as lesões apresentam coceira, incomodando muito o paciente. Além da pele, pode atingir unhas e articulações (quando é chamada de artrite psoriásica).

A doença pode ter início em qualquer momento da vida, afetando desde recém-nascidos até os mais idosos, de todas as raças. Acomete igualmente homens e mulheres.

Apesar de não ser uma doença grave, do ponto de vista de risco de morte, é uma enfermidade que prejudica muito a qualidade de vida dos doentes. O prejuízo estético e social é imenso e, a falta de conhecimento da população sobre a doença dificulta ainda mais as coisas. Muitos segregam os pacientes por acreditarem que a doença seja contagiosa. Ressaltamos aqui que A PSORÍASE NÂO É UMA DOENÇA CONTAGIOSA e não oferece qualquer risco para pessoas que tenham contato com os doentes seja por toque direto ou através de piscinas.

É uma doença crônica, que até o momento não tem cura, mas que tem tratamento! Atualmente muitos tratamentos estão disponíveis e é possível obter desaparecimento completo das lesões em muitos casos. Assim como para diabetes ou pressão alta, o tratamento para os casos extensos deve ser mantido sempre, a fim de evitar recorrência das lesões.
Dentre os tratamentos disponíveis citamos cremes ou pomadas (reservadas para casos localizados) e shampoos (para casos leves do couro cabeludo). Casos mais extensos necessitam de terapia sistêmica, ou seja, que tenha ação em todo corpo. A fototerapia (uma espécie de “ banho de luz” ), com raios UVA ou UVB é uma das opções. Medicamentos de uso oral como a ciclosporina, o metotrexate e a acitretina também são opções consideradas clássicas para o tratamento da doença. Casos selecionados podem requerer o uso de medicamentos mais novos e modernos conhecidos como IMUNOBIOLÓGICOS. Estes são medicamentos até então injetáveis, considerados de alto custo e fornecidos ou pelo governo ou pelos convênios.

Não podemos esquecer que estudos comprovam que pacientes com psoríase de moderada a grave podem ter maior risco de doenças cardio-vasculares(como infarto e derrame) e merecem avaliação especializada.

Então, se você tem psoríase, busque tratamento e melhore a sua qualidade de vida!