O último domingo do mês de janeiro é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, uma das doenças de pele mais antigas da história da medicina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país teve 34 mil novos casos da hanseníase em 2011, o que o colocou como o segundo no ranking das nações com o maior número de registros da doença. A preocupação da SBD é com o grande número de pessoas diagnosticadas tardiamente e com o percentual ainda baixo de realização de exames nas pessoas que convivem no mesmo domicílio com os portadores da hanseníase. Por isso, a entidade tem participado de atividades de combate à doença de maneira espontânea e também por meio do apoio a iniciativas do MS.

Segundo o coordenador do Departamento de Hanseníase da SBD e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Joel Carlos Lastória, o dia de combate à hanseníase deve ser lembrado com a finalidade de ressaltar as atividades que devem ser realizadas ao longo deste ano.

SINTOMAS E TRATAMENTO
Ocasionada pelo bacilo de Hansen, afeta especialmente a pele e os nervos, podendo também ocasionar a perde de membros. Sua transmissão ocorre também pelo ar. O período de incubação da doença ocorre em média de três a cinco anos, e sua manifestação se dá pelo aparecimento de manchas dormentes pelo corpo, de cor avermelhada, esbranquiçada ou marrons (sintomas iniciais). Os nervos são comprometidos, podendo haver deformações em regiões, como nariz e dedos. Outras manifestações são placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações.

A doença tem cura e o tratamento é oferecido pela rede pública. O uso de antibióticos via oral é um meio para combater a bactéria. Diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais, por prevenir sequelas como cegueira e dormência de membros. Assim que iniciado, o portador deixa de transmitir a doença. No entanto, familiares e pessoas próximas a um doente também devem procurar uma unidade básica de saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família.