Catapora ( Varicela)

CATAPORAMais conhecida como catapora, a varicela é uma doença própria da infância e é causada por um vírus, o vírus varicela-zoster. Esse é o mesmo vírus responsável pelo famoso “ cobreiro” , chamado pelos dermatologistas de herpes zoster.
A varicela é uma doença altamente contagiosa e exige o afastamento da criança de suas atividades normais; a transmissão se dá pelo contato com a saliva da pessoa doente, normalmente uma criança abaixo dos 10 anos. Costuma ser mais frequente na época do inverno.
O início dos sintomas é o aparecimento de febre alta , falta de apetite e cansaço. Pouco tempo depois ocorre uma disseminação de lesões avermelhadas pelo corpo, que parecem ser pequenas bolhas. Elas aparecerem principalmente na região do tronco ( abdômen , peito e costas), mas podem pegar até a região de mucosas.
A vacinação possível hoje em dia, previne contra os tipos de catapora mais graves, mas não impedem o surgimento dela. O lado bom desta doença é que uma vez adquirida, o paciente não voltará a tê-la novamente, criamos como uma cicatriz sorológica contra ela.